ACOFA, Associação Cultural, neste ano de 2011, vai desenvolver a sua actividade em 3 grandes projectos principais, dos quais, dois estão directamente ligados ao FADO.
Projecto: BRAGAFADO
BRAGAFADO é o projecto cultural de maior envolvimento e destaque na organização de eventos desta Associação.
BRAGAFADO é um remake da Grande Noite do Fado de Braga que ao longo destes anos tem merecido o carinho dos entusiastas do fado.
BRAGAFADO, como concurso aposta num desafio de inovação e criatividade de novos talentos de música nacional, em particular no fado, e preferencialmente de jovens. Neste projecto é manifesta a componente formativa e educativa dos concorrentes/intervenientes.
O concurso desenvolve-se em três etapas, a primeira corresponde à candidatura, durante o mês de Setembro, a segunda em Outubro, é a seriação por júri, através de audição, até ao limite de 10 candidatos, aos quais, será proporcionado ensaios/aulas de aperfeiçoamento da voz, e, a terceira fase será a final, num espectáculo para o público em geral, onde desfilam os candidatos seleccionados. Nesta 3ª fase será apurado, também por um júri, o vencedor do concurso, o qual, receberá um prémio destinado a aulas de música/canto e/ou instrumentos musicais no valor de €2.000,00.
Este concurso admite a candidatura de cidadãos a partir dos 15 anos de idade, que não não possuam título profissional nem vivam da actividade artística (fado).
Os concorrentes sujeitam-se às regras de um Regulamento a publicitar pela Associação, na abertura do período de inscrição.
Projecto: FADO NA FREGUESIA
FADO NA FREGUESIA, é o segundo projecto cultural desta Associação que pretende solidificar as competências dos finalistas das diversas Noites do Fado de Braga, numa lógica de dinâmica e continuidade do interesse pelo fado.
Trata-se de um evento realizado em parceria com as freguesias da cidade e com passível apoio da Fundação INATEL, o qual consiste, numa apresentação de fado, preferencialmente em local público, onde, são interpretados fados pelos finalistas das Grandes Noites do Fado de Braga, acompanhados à guitarra por Manuel Lima, à viola por António Rodrigues e à viola baixo por Henrique Lima.
Este projecto cultural permite aos fadistas adquirirem uma melhor empatia com o público e melhorarem as competências na interpretação do fado.
Ao nível do público estes eventos contam com uma presença sempre superior a 150 pessoas.
Neste momento estão já definidas 5 intervenções que espera a Associação ser melhorada para o dobro.
Projecto: DINAMIZAÇÃO CULTURAL
DINAMIZAÇÃO CULTURAL, é um projecto cultural multifacetado e funciona numa lógica de interacção de espectáculos extremamente diversificados.
Integra todos os associados que desenvolvem actividades de carácter lúdico, como o teatro, a música e as artes mágicas, bem como, em certos momentos permite a não associados integrarem e interagirem nos variados eventos que compõem este projecto.
Neste projecto as parcerias são desenvolvidas com entidades públicas e privadas e como abrange áreas culturais distintas destina-se tanto a públicos infantis como de adultos